janeiro 17, 2020 -

Olá treinadores!
Hoje trago um assunto que certamente tem impacto a todos que jogam Pokémon TCG atualmente e que gerou bastante polêmica quando anunciado: As mudanças na forma de jogo a que a expansão Espada e Escudo trouxe!
A expansão Espada e Escudo chega em fevereiro, trazendo consigo muuuitas mudanças.
De cartas novas(e muito boas) a mudanças nas regras, vale a pena conferir o que vem de novo por aí pois a partir do dia 21 de fevereiro de 2020 as novas regras entram em vigor.

Primeiro Turno

A primeira regra e talvez mais chocante para alguns jogadores foi a restrição onde o jogador que iniciar a partida não poderá utilizar uma carta Apoiador no primeiro turno.

Tal como a regra de não poder atacar no primeiro turno, essa mudança tem como objetivo tornar menos vantajoso ser o primeiro a jogar na partida.

Mudança de Tipos

Outra mudança que pegou muitos jogadores de surpresa foi a extinção dos Pokémon tipo Fada. Introduzido durante a era XY, o tipo fada será descontinuado na expansão Sword e Shield.
A partir dessa expansão não serão mais impressos Pokémon desse tipo e, para os novos, os mesmo serão representados pelo tipo Psíquico.

Pokémon Checkup

No momento, o intervalo entre as passagens de turno é chamada de Entre turnos porém, a partir de 21/02, o termo será renomeado para Pokémon Checkup.
O Pokémon Checkup funciona da mesma forma, iniciando após o fechamento de um turno e finalizando antes do início de turno de outro jogador.
O Pokémon Checkup funcionará da seguinte forma:

  • Verificar Condições Especiais nesta ordem: Envenenado, Queimado, Dormindo, e Paralisado
  • Verificar Habilidades e efeitos de cartas de Treinador. Isso poderá acontecer antes de checar as Condições Especiais, mas esses dois passos não podem ser feitos juntos, acontecem um de cada vez.
  • Checar se há algum Pokémon derrotado

Fraquezas e Resistências

Durante mais de uma década, a Resistência significava que um Pokémon recebia -20 de dano de golpes do tipo ao qual este Pokémon é resistente.
Em Espada e Escudo, a resistência fará com que Pokémon receba -30 de dano ao invés de -20. Contudo, vale lembrar que essa regra não afeta as cartas já lançadas anteriormente.

As fraquezas também sofreram mudanças nessa expansão, então fique de olho no que muda na hora de pensar em seu futuro deck.
Veja como as novas fraquezas vão funcionar:

Tipo Água agora é fraco contra tipo Elétrico ao invés de Grama.

Tipo Psíquico agora é fraco contra tipo Noturno ao invés de Psíquico.

Tipo Noturno agora é fraco contra tipo Grama ao invés de Lutador.

 

Professores

A carta Professor’s Research será lançada em Pokémon Espada e Escudo. Esta carta possui o mesmo efeito das já conhecidas cartas Professor Sycamore e Professor Juniper.
A partir dessa expansão, ao invés de mudar o nome da mesma carta, o nome Professor’s Research será mantido e o nome do professor da região atual aparecerá do lado direito.

No formato Expanded já existe uma regra que diz que não se pode usar Professor Sycamore e Professor Juniper no mesmo deck. A mesma regra se aplica para Professor’s Research, que não pode ser utilizada em um deck com Sycamore ou Juniper.

 

Recuperação

Atualmente, utiliza-se o termo cura, como o que pode ser lido na carta Poção “Cure 30 de dano de 1 de seus Pokémon”.
Na expansão Espada e Escudo, um termo similar será introduzido para efeitos que removem Condições Especiais, e será “recover“.
Assim, o termo “cura” se associa a danos, enquanto “recover” estará associado às Condições Especiais.

 

Textos “Antes de atacar” para Habilidades

No passado, algumas Habilidades poderiam ser ativadas somente “antes de atacar”, indicando que o ataque deveria ser a última coisa a acontecer durante o turno.
Em Espada e Escudo, esses textos não estarão presentes, uma vez que algumas habilidades podem ser ativadas durante o efeito de ataques, o que causava uma certa confusão sobre o efeito de algumas cartas.

 

Marcas de Regulamentação

As cartas da expansão Espada e Escudo possuem uma pequena caixa em branco com uma letra do lado inferior esquerdo. Esse símbolo será utilizado no futuro para determinar quais cartas serão válidas nos torneios.
Por exemplo: haverá uma época em que apenas cartas com a marca de regulamentação “D” será permitida no formato Padrão. Ficará muito mais fácil identificar as cartas do formato do que atualmente, onde é preciso conferir as coleções vigentes e a qual coleção as cartas pertence.
Essa mudança terá maior atenção nos torneios no futuro.

 

Há certamente muitas mudanças nesse formato e o que mais espero para os rumos que estão sendo tomados é que o jogo se torne mais equilibrado e com muito mais facilidades para quem está iniciando. Para os que já jogam certamente são mudanças que demandam um tempo de adaptação mas que em breve tornam-se naturais.

Compartilha com a gente: Qual mudança você mais curtiu e qual você acha que vai causar maior impacto ao jogo ?

Comentários estão fechados.