fevereiro 21, 2020 -

Olá, treinadores! Beleza?
Estou aqui em mais um artigo da série Aprenda a jogar e, se você já leu o artigo Conhecendo as Cartas, essa é a hora de dar mais um passo em direção ao jogo.
Antes da montagem do deck é muito comum ter dúvidas sobre por onde começar e, antes de ensinar a montar, vamos falar um pouco sobre isso.

Montar seu deck demanda saber qual o propósito dele pois existem dois tipos de formato: Padrão e Expandido.
Neste artigo vamos falar sobre o formato Padrão, que é o formato mais comum, utilizado e que atualmente é o formato praticado nos torneios válidos em território nacional.
Padrão ou Standard  é um formato de jogo que permite o uso de determinadas cartas de algumas coleções. De tempos em tempos, esse formato é renovado, permitindo o uso das coleções mais recentes existentes. Esse tipo de renovação existe para que o jogo se torne equilibrado e dê espaço a novos decks, trazendo novidades a cada ano.
Atualmente as coleções válidas são:

Após saber quais são as coleções válidas e vigentes, é preciso conhecer os tipos de decks existentes.
Para decidir qual deck montar é preciso compreender que a montagem dele vai depender de como você gosta de jogar. A escolha das cartas gira em torno da estratégia escolhida e é importante ter isso em mente pois, independente da força do deck, saber como utilizá-lo é a grande diferença que faz com que você ganhe ou perca a partida.

Estilos de jogo

Aggro (Agressivo)

Decks aggro são decks ofensivos, baseados em dano rápido e forte, com a intenção de nocautear os Pokémons do oponente o mais rápido possível. É um tipo de deck mais ágil, com foco na vitória em um curto tempo.
Exemplos: Rayquaza-GX, Reshiram & Charizard-GX, Greninja & Zoroark-GX.

Controle

Como o próprio nome diz, esse tipo de deck visa controlar o campo e atrapalhar o jogo do oponente de diversas formas. As formas de atrapalhar o oponente podem ser impedindo o uso de alguns tipos de cartas, retirando energias ou impedindo o ataque do oponente. O estilo de jogo desse tipo de deck normalmente é mais lento e difícil, mas, normalmente muito eficaz.
Exemplos: Ninetales de Alola, Keldeo-GX, Gardevoir-GX

Spread (Espalhar)

Variação do deck controle, esse tipo de deck visa a distribuição do dano para enfraquecer os Pokémons do oponente, possibilitando um nocaute coletivo. São decks que normalmente lidam não apenas com a distribuição do dano, mas também com a movimentação dele nos Pokémons do oponente. Esse tipo de deck tem estilo de jogo mais lento, mas, com uma fase final de jogo quase instantânea.
Exemplos: Tapu Koko, Weezing, Honchkrow.

Mill (Reduzir/Minar)

Esse estilo de deck visa minar as cartas do deck do oponente, seja descartando suas cartas ou as colocando na Zona Perdida. A intensão desse deck não é ganhar por prêmios, mas sim por deckout (quando acabam as cartas do deck).
Exemplos: Durant, Rhyperior.

E dentre esses estilos, qual o mais forte?
Não há uma resposta definitiva sobre qual o estilo de jogo. Cada jogador lida com os decks de uma diferente forma e, uma boa montagem de deck aliada à pratica constante com certeza faz toda a diferença no resultado da partida.

 

Conseguindo mais cartas

Sabendo qual deck utilizar, é importante conseguir cartas para, de fato montar seu deck. Ter em mente (ou em uma lista) quais cartas você pretende utilizar facilita muito sua vida na hora de procurá-las. Após decidir suas cartas, você precisa saber a qual coleção elas pertencem pois isso irá lhe ajudar a comprar o booster correto que lhe dará a chance de consegui-las.
Na imagem abaixo, você consegue visualizar onde encontrar o símbolo da coleção de sua carta.

No exemplo acima, temos como exemplo, Zacian V e o símbolo da coleção Espada e Escudo. Após identificar o símbolo, basta identificar na imagem abaixo a qual coleção sua carta pertence.

Na imagem abaixo, você consegue identificar os símbolos das coleções que jogam no formato padrão.

Assim fica fácil, não é mesmo?
Sabendo a coleção à qual a carta pertence fica muito mais fácil. Basta agora acessar a Copag Loja , comprar seus boosters e cruzar os dedos para vir aquela carta que você tanto quer em seu deck(e se vier uma full art, melhor ainda!).
Por hoje é isso galera fiquem de olho nos próximos artigos e aprenda a montar seu deck e jogar como um campeão.

Comentários estão fechados.