fevereiro 6, 2020 -

Olá treinadores!
Hoje estamos iniciando uma série de aprendizado para te ajudar no início de sua jornada e a entrar no mundo competitivo, se tornando um verdadeiro mestre Pokémon.

Conceito Inicial

O conceito do jogo Pokémon TCG é muito parecido com o de vídeo game, com algumas pequenas exceções e, é claro, uma jogabilidade totalmente adaptada.
No videogame, você é um treinador que possui times de 6 Pokémon, onde os mesmos batalham contra seu oponente, cada um de uma vez, alternando os turnos. Ou seja, seu oponente ataca, você ataca, ele ataca novamente e assim em diante.
No Pokémon TCG você também batalha em turnos com seu oponente com seu time e, apesar de poder ter diversos Pokémon em seu baralho, poderá ter simultaneamente em seu campo até 6 monstrinhos, sendo 1 atacante e 5 em seu banco.
Tal como no jogo eletrônico, você também conta com itens que o ajudarão em sua batalha e, assim como é preciso ter PP’s para atacar no videogame, no TCG seus ataques precisam de energias.

Para iniciar sua jornada é preciso primeiramente, conhecer suas cartas para poder aproveitar o máximo delas e montar um deck incrível.
Vamos te ajudar a conhecer as cartas e suas características para que você tire o máximo de seu deck.

Dentro do jogo você encontrará cartas de Pokémon, Apoiador, Item, Estádio e Energia.

Pokémon

Estrelas no jogo e essenciais para o mesmo, os Pokémon são cartas necessárias a qualquer deck.
Sua carta de Pokémon se parece com essa e nela há detalhes importantes que você precisa conhecer para aproveitar o máximo de seu jogo.

Nome

O nome de seu Pokémon. Essa informação é muito importante na hora de montar seu deck. Isso porque, só podem existir 4 Pokémon de mesmo nome em seu baralho. É preciso notar, no entanto, que há cartas do mesmo Pokémon que possuem nomes diferentes.

Nesse exemplo, por exemplo, temos Keldeo, que é diferente de Keldeo -EX e por sua vez também é diferente de Keldeo -GX e de Keldeo -V.
Isso significa que você pode montar um deck utilizando Keldeo e Keldeo -GX ao mesmo tempo.

Estágio

Seu Pokémon pode ser Básico, Estágio 1 ou Estágio 2.
Os Pokémon básico são aqueles que podem ser colocados diretamente em sua Zona ativa ou em seu banco.
Já os Pokémon de estágio 1 são evoluções e, portanto, só podem ser jogadas para evoluir os básicos, assim como os de estágio 2 só podem ser jogadas para evoluir Pokémon de estágio 1.
Para saber de qual Pokémon aquela carta evolui, basta consultar a imagem e nome nesse campo.

Existem algumas evoluções diferentes dos estágios mas a regra de evolução é a mesma dos demais. Essas evoluções apenas são feitas em cima dos Pokémon indicado no campo de Estágio.

 

HP(Pontos de vida)

Indica a quantidade total de “vida” de seu Pokémon. Grande parte dos ataques, condições especiais e até mesmo algumas habilidades podem causar dano a seu Pokémon, então fique de olho nesse indicador!
Caso a quantidade de HP chegue a 0, o Pokémon é nocauteado.

 

Tipo

Indica o tipo de seu Pokémon.
Os Pokémon podem ser de tipo Incolor, Fogo, Água, Elétrico, Grama, Lutador, Psíquico, Noturno, Metal, Fada ou Dragão.
Existem também, Pokémon de 2 tipos diferentes porém esses são jogáveis apenas no formato Expandido.

Habilidade

Tal como o nome, as habilidades são atributos especiais dos Pokémon. Nem todo Pokémon possui uma habilidade e os que a possuem podem ter efeitos diversos para ataque, defesa, compra de cartas entre outros.

Ataque

O ataque é uma ação que todo Pokémon que está na área de ataque pode realizar. É a última ação que pode ser realizada e, ao declarar o ataque ele é executado e seu turno se encerra.
Vale notar que nem todo ataque causa dano, existem ataques que servem para causar condições especiais, comprar cartas, descartar recursos de seu oponente e etc.

 

Fraqueza

A fraqueza é o indicador que mostra qual a fraqueza de seu Pokémon. Alguns tipos de Pokémon têm fraquezas mais comuns a outros.
Um Pokémon que recebe um ataque de fraqueza, toma o dobro de dano.

 

Resistência

Assim como existem Pokémons fracos a outros, existem também os que resistem a ataques de Pokémon de outros tipos.
Para os Pokémon que recebem ataque com resistência são diminuídos 30 pontos de dano.

 

Custo de recuo

O recuo é um recurso utilizado para tirar um Pokémon da área ativa e colocá-lo no banco. Esse recuo tem um custo, que é indicado nesse campo.
Um Pokémon que está na área ativa precisará pagar esse custo para poder ir para o banco.

 

Informações de impressão

Nesse campo estão descritas informações sobre a impressão da carta como: artista ilustrador, coleção, número da coleção e marca de regulamentação.

Regra da carta

Algumas cartas têm regras específicas que precisam ser seguidas durante o jogo para assegurar o balanceamento e bom andamento.
Por exemplo: A regra de Aliados informa que quando aquele Pokémon é nocauteado o oponente pega 3 cartas de prêmio.

 

Apoiador

Apoiadores são cartas de treinadores ou professores que possuem efeitos que o ajudam a colocar sua estratégia em prática. Eles podem ser úteis para compra ou busca de cartas, cura de danos, recuo de seus Pokémon entre diversos outros efeitos.
Podem ser jogados apenas 1 vez por turno.

 

Item

Como o próprio nome indica, são itens que o ajudam em seu jogo. Existem itens para comprar cartas, buscar Pokémon, buscar energias e etc.
Os itens podem ser utilizados quantas vezes o jogador quiser.

Ferramentas Pokémon

Uma subcategoria de itens, as ferramentas são acessórios que os Pokémon podem receber. Normalmente são utilizadas para ajudar apenas aquele Pokémon, com efeitos como diminuir danos, aumentar o dano causado no ataque, causar condições especiais, entre outros.
Apenas 1 ferramenta pode ser ligada a cada Pokémon.

Estádio

Os estádios, conhecidos também como campos são cartas que surtem efeitos para ambos os jogadores. Isso significa que seu oponente também pode se beneficiar com os efeitos deste.
Cartas de estádio só podem ser substituídas por outros estádios de nomes diferentes e só podem ser jogadas 1 vez por turno.

 

Energias

Essenciais para a grande maioria dos ataques, as energias são a fonte que paga o custo dos ataques dos Pokémon.
Além das energias para cada tipo(Fogo, água, elétrico e etc) é possível encontrar energias especiais.
Existem energias que protegem o Pokémon das fraquezas, energias que fornecem mais de um tipo ou até mesmo as que fornecem 2 ou mais energias.
As cartas de energia só podem ser ligadas da mão aos Pokémon 1 vez por turno mas, existem algumas cartas que “forçam” a energização.

 

Estrela Prisma

As cartas estrela prisma são semelhantes às demais porém, apenas 1 cópia de cada uma delas pode ser utilizada por deck.

   

Esses são os tipos de cartas existentes em Pokémon TCG. Acompanhe nossos artigos e
fique por de todos os passos para se tornar um grande mestre Pokémon.

Até a próxima!

 

Comentários estão fechados.