Quais os jogos de cartas mais jogados no mundo?

mktvirtual 18 de maio de 2018

Fala sério: quem nunca jogou uma partidinha de buraco ou truco com os amigos ou a família no fim de semana? Alguns jogos são tão enraizados à nossa cultura quanto o almoço de domingo, mas você já parou para pensar quais são os jogos de cartas mais jogados em outros lugares do mundo?

 

duas pessoas jogando baralho

jogos de cartas

Nós fizemos uma seleção com alguns dos jogos mais tradicionais ao redor do globo para você ver que a jogatina pode até ser diferente, mas a diversão é sempre a mesma. Olha só:

Texas Hold’em
O Texas Hold’em é uma variante popular do Poker e envolve cálculos matemáticos e análise psicológica. O jogador com a melhor combinação de cartas vence o jogo e embolsa o valor da aposta.
Por conta do seu formato, em que até 22 jogadores podem estar na mesa, se tornou popular em campeonatos mundiais e em cassinos. Para conquistar o valor apostado na mesa, é preciso colocar a melhor combinação de cinco cartas entre as sete melhores possíveis.

Spite and Malice
Imagine um jogo de Paciência, porém com diversas pessoas. Essa é a premissa de Spite and Malice, onde aquele que conseguir devolver todas as cartas de volta para o jogo primeiro, vence.
Podem participar até quatro jogadores, que começam com 26 cartas cada. As rainhas são as cartas mais altas e os ases são as mais baixas. Os reis funcionam como curingas, podendo substituir outras cartas.

Gin Rummy
É a versão americana do Buraco. Inicialmente, cada jogador começa com dez cartas e deve fazer combinações para eliminar o maior número possível delas.
As sequências podem ser de três ou quatro cartas do mesmo número (quatro números 5, por exemplo) ou em ordem crescente no mesmo naipe (4, 5 e 6 de copas, por exemplo). Quando chegar a sua vez, você deve “comprar” uma na pilha das cartas não utilizadas e descartar uma delas. As que sobram, pesam contra você e vence quem terminar sem cartas “mortas”.

Copas
O tradicional jogo de Copas possui uma dinâmica bem simples: depois de receber as cartas, o jogador coloca uma delas na mesa e os demais seguem, jogando cartas do mesmo naipe.
Aquele que terminar com menos pontos vence a partida.

No sistema de pontuação, o jogador que tiver a carta de maior valor na rodada, puxa as demais para a sua contagem. Ao final das cartas, os pontos de cada jogador são somados. Cada carta do naipe de Copas vale um ponto. A dama de espadas, conhecida no jogo como “pudim”, vale 10 pontos. As demais cartas ficam com valor zero.

Blackjack
Conhecido por aqui como Vinte e Um, o Blackjack aparenta ser um jogo bastante simples, mas é também possui suas artimanhas e estratégias. São distribuídas duas cartas para o jogador e o objetivo é que a soma delas seja igual ou menor do que 21 pontos.
O jogador que tiver atingido 21 pontos vence a rodada. Caso ninguém alcance o número, aquele que chegar mais próximo dos 21 pontos leva a aposta.

Spoons
Este seja talvez o jogo mais inusitado – e um dos mais divertidos – da lista. Realizado em diversas rodadas, o objetivo de cada jogador é pegar uma das colheres dispostas na mesa, porém, só pode fazê-lo quem conseguir pegar cartas de mesmo número nos quatro naipes.

Quando isso acontece, os jogadores têm que ser rápidos para pegar uma colher, pois sempre haverá uma a menos. Vence quem pegar a último colher primeiro.

Poker
Não tem pra ninguém: dentre todos os jogos de cartas, o Poker reina soberano como o mais popular do mundo. O vencedor do jogo é definido a partir da combinação de cartas obtidas – e um bom jogador deve conseguir a melhor combinação possível e blefar muito bem para despistar seus adversários. Existem diversas variações do jogo, mas a jogabilidade permanece a mesma. Um bom jogador de Poker deve reunir boa capacidade de raciocínio lógico, boa interpretação do comportamento dos adversários e, é claro, sorte.

Tá vendo? É opção que não acaba mais! E você: quais são os seus jogos favoritos? Conte para nós quais você curte jogar com os amigos e já aproveite para passar em nossa Loja Virtual e garantir os baralhos para jogar com a galera.

Receba as últimas novidades da Copag por e-mail!

voltar ao topo