Quem fez o maior castelo de cartas do mundo?

Copag 25 de janeiro de 2018


Quem nunca pegou um baralho e se arriscou a fazer um castelo de cartas em um momento de ócio, que atire a primeira pedra e derrube toda a criação no chão. Erguer um monumento arquitetônico de papel não é para qualquer um. Mas já parou para pensar quem foi o responsável por fazer o maior castelo de cartas do mundo?
Pois o autor dessa façanha vive na mesma época que você e se chama Bryan Berg. O arquiteto americano tem 36 anos e descobriu o fascínio por castelos de cartas ainda criança. Aos 17 anos, quebrou o primeiro recorde mundial do gênero ao construir uma torre com 4,67 metros de altura.
Mas a sua obra-prima ainda estava por vir. Trata-se de uma réplica do cassino e resort de luxo The Venetian, um megacomplexo hoteleiro com 3 mil suítes localizado em Macau, na China. Ele foi erguido com 218.992 cartas de baralho, sem o auxílio de cola ou fitas adesivas – todas encaixadas e escoradas umas nas outras. Assim como o original, a réplica em papel é formada por vários prédios e torres, medindo incríveis 10,5 metros de altura por 3 de comprimento.

Trabalho árduo


Berg levou 44 dias para construir o Venetian e usou 4.051 maços de baralho. Se enfileiradas umas atrás das outras, as cartas se estenderiam por longos 17 quilômetros. Empilhadas, chegariam à marca de 272 quilos! E o mais insano disso tudo é que ele nem teve dó de destruí-lo no final:

Em 2014, foi a nossa vez de convocar o recordista do Guiness Book para uma missão especial. Como parte das comemorações do Dia do Baralho 2014, a Copag trouxe Bryan para o Brasil. Aqui, ele construiu uma réplica de quase 3 metros de altura da Catedral da Sé com cerca de 116 mil cartas do Baralho 139 no Shopping Plaza Sul.
Na época, registramos tudo e mostramos em nosso canal no YouTube, olha só:


Se inspirou a montar o seu próprio castelo de cartas? Não importa se os seus planos sejam menos grandiosos que os do Bryan, o importante é tentar! Ensinamos aqui no blog um tutorial de como montar o seu castelo sem que ele desmorone antes da hora (você o encontra aqui). Agora é só pegar os seus baralhos da Copag e começar. Boa diversão! 😉

Receba as últimas novidades da Copag por e-mail!

voltar ao topo